"- É pecado sonhar?- Não, Capitu. Nunca foi.- Então por que essa divindade nos dá golpes tão fortes de realidade e parte nossos sonhos?- Divindade não destrói sonhos, Capitu. Somos nós que ficamos esperando, ao invés de fazer acontecer.
(Dom Casmurro)"
Olá, pessoas, tudo bem??
E para oficializar o início do meu #projetolendoMachado nada mais justo do que fazer uma breve, vou repetir, uma breve apresentação sobre a vida e obra do autor. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre Machado de Assis eu indico dois sites: a página do MEC dedicada ao autor que foi criada em 2008 em comemoração aos 100 anos de seu falecimento; e o site www.machadodeassis.org.br mantido pela Academia Brasileira de Letras (ABL).
E para quem quer ler a obra do autor sem precisar gastar um centavo, a página do MEC apresenta a obra completa do autor, disponível em pdf e html, totalmente gratuito. O acervo é incrível e vale muito a pena conferir.
Bora conhecer um pouco sobre o Machado?
JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS
Nascido no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 era filho de Francisco José Machado de Assis e Leopoldina Machado de Assis e neto de escravos alforriados. Foi criado no Morro do Livramento e por ser de família pobre não pode receber uma adequada educação escolar, situação que ele por si mesmo reverteu com o seu alto interesse pela leitura.
Superado essa fase difícil que viveu com a família, tornou-se um dos maiores escritores brasileiros. Machado aventurou-se em todos os gêneros literários possíveis, deixando um acervo incrível compondo: poesias, contos, romances, crônicas e dramaturgias; foi também folhetista, jornalista e ainda crítico literário.
Diz-se que todo esse crescimento que Machado demonstrou dentro da sociedade foi em razão de seu interesse pela boemia e classe social abastada. Daí a necessidade de conhecimento intelectual. Atingiu inúmeros cargos públicos e alcançou a desejada notoriedade nos jornais, tornando-se uma pessoa pública.
Casou-se com a portuguesa Carolina Augusta Xavier de Novais em 12 de novembro de 1869. Ela era cinco anos mais velha do que ele e o casamento do casal durou 35. Carolina faleceu em 1904 aos 70 anos. Machado faleceu aos 69 anos em 29 de setembro de 1908, não antes de dedicar o seu último soneto "A Carolina" à amada esposa. Não tiveram filhos.
OBRAS
Machado de Assis foi quem trouxe o Realismo ao Brasil com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1981), Quincas Borba (1891), Dom Casmurro (1899) e em alguns dos seus contos, onde encontra-se a presença do pessimismo, ironia e uma profunda reflexão sobre a sociedade brasileira, porém, sem abandonar o romantismo por completo. Essa foi considerada a segunda fase do autor. A primeira, dedicada ao romantismo foi o responsável por obras como Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).
Machado foi o fundador da Academia Brasileira de Letras (também conhecida como a casa de Machado de Assis), que teve as suas atividades iniciadas em 1897 tendo o autor como o primeiro presidente. Ele ocupou a Cadeira de n.º 23.
A partir do século XX suas obras começaram a ser traduzidas para diversas outras línguas, despertando interesse mundial. Por se tratar de um dos grandes nomes do Realismo, as obras de Machado chegaram a ser comparadas com grandes nomes do gênero, tais como o francês Flaubert e o russo Dostoievski que são uns dos aclamados autores da mesma época.
_______________
Aqui publiquei um pouco - de uma forma bem resumida - da vida e obra de Machado de Assis, um escritor tão importante na história da literatura brasileira, chegando a refletir no mundo. Para mais informações visite os sites citados no início do post.
Espero que tenham gostado.
xoxO*
_______________
Fontes:
ABL. Machado de Assis. Disponível em: <http://www.machadodeassis.org.br/>
EDUCAÇÃO UOL. Biografias. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/machado-de-assis.htm>
MACHADO DE ASSIS. Disponível em: <http://machado.mec.gov.br/>
WIKIPEDIA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Machado_de_Assis>
-> as fontes não estão formatadas segundo as normas da ABNT <-
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..
;)