terça-feira, 23 de abril de 2013

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO




O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha. A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicente Clavel Andrés, foi quem propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
 
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
 
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
 
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinar o falecimento de outros escritores como Josep Pla, escritor catalão e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
 
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois na Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, que havia uma diferença de 10 dias em comparação com o calendário gregoriano usado na Espanha. Assim Shakespeare faleceu, efetivamente, 10 dias depois de Cervantes.
 
 
 
 
Em homenagem a esse dia eu quero saber o que vocês estão lendo no momento.

;)

13 comentários:

  1. Oie :)

    Feliz dia do livro a você também é que venham ótimas leituras :)

    Estou lendo A estrada da noite de Joe Hill, não estou curtindo muito, beijos !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/2013/04/promocao-dia-do-livro.html ( participa :D )

    ResponderExcluir
  2. Feliz dia do livro! Sobre o que eu estou lendo... eu acabei de terminar Em chamas, agora vou passar para outro livro que não terminei no mês passado, mas ainda não decidi qual.

    ResponderExcluir
  3. Feliz dia do livro para todos! Eu estou lendo Cante Para Eu Dormi, estou no começo ainda, então não sei o que pensar sobre o livro.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, que bom saber o motivo da escolha da data! E bom tb ser no dia de São Jorge, aí a gente lembra com mais facilidade!
    Feliz dia do Livro! Merece muito ser comemorado, nosso amigo inseparável de todas as horas, muitas viagens, cultura e diversão!

    ResponderExcluir
  5. Feliz dia do Livro, é todos os dia não é mesmo?
    Então no momento estou lendo Garota Exemplar, estava super empolgada com o livro, porém não gostei do tipo de narrativa que autora esta usando, mas estou fazendo de tudo para terminar, e estou lendo também o livro Adriana da autora Andréia Pontes uma amiga paulistana e estou gostando muito, na minha página tem uma sinopse caso queira saber o assunto!!!
    Te espero lá livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com

    Bjs Dani Casquet

    ResponderExcluir
  6. Feliz dia do livro para todos!!!! Acabei de ler Jogo Nocturno da Série Dark Hunter e acho q vou começar Anne e o Beijo Francês.

    ResponderExcluir
  7. Feliz dia do livro atrasado... não sabia que era esse o motivo da data...=DDD

    ResponderExcluir
  8. Não sabia qual era o motivo da data e fiquei feliz em saber que Shakespeare, indiretamente participou da seleção do dia. KK
    Feliz dia do livro atrasado! *o*

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante saber a origem dessa data tão importante! :)
    No momento estou lendo O Espião - Clive Cussler.

    ResponderExcluir
  10. Oi, adorei teu blog! Estou retribuindo a visita que você me fez lá no Skoob, abração!

    Se possível confere o meu...

    http://www.ladomalucadeser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que interessante, não conhecia a história. Bem, o que eu estou lendo? No momento leio "Tess of the D'Ubervilles" de Tomas Hardy e "Profetas e Reis" de Ellen White

    ResponderExcluir
  12. Uau! Nunca consegui o seu Tess of the D'Ubervilles. :p

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)