terça-feira, 9 de abril de 2013

RESENHA – NÃO ENTRE EM PÂNICO

SINOPSE
 
 
Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.
 
Este é o primeiro titulo da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia o Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.
 
 
 


COMENTÁRIOS
  
 

É muito comum ouvirmos falar do fim do mundo, há livros, documentários e até filmes tratando sobre o assunto. Dizia-se que o mundo acabaria na virada do milênio, mas viramos e nada aconteceu; depois ouvimos falar que o mundo acabaria em 2012, mas os Maias estavam enganados. E é certo que muitas outras datas ainda aparecerão.
 
Só que não é isso que acontece em Não Entre em Pânico, o “Volume Um da Trilogia de Cinco” do Guia do Mochileiro das Galáxias. Até quem nunca leu os livros sabe que o mundo acaba já no primeiro livro – o planeta Terra é destruído por algumas razões bastante interessantes, e isso não é spoiler.
 
Já imaginou viver no universo? Conhecer novos planetas e ter um amigo E. T.? Talvez você nunca tenha cogitado essa hipótese; Douglas também não, mas foi isso o que aconteceu com ele. O mundo foi destruído e ele, salvo por Ford – seu amigo E. T.
 
“... ou vocês se entregam agora e deixam a gente dar umas porradinhas em vocês, só um pouquinho, é claro, porque nós somos totalmente contra a violência desnecessária, ou então a gente explode este planeta todo e talvez mais um ou dois que nós vimos quando viemos pra cá.”



O livro é FANTÁSTICO.
 
Supriu todas as minhas expectativas, até aquelas que eu nem sabia que existiam. A premissa é completamente criativa, uma história que não é possível prever e que deixa o leitor surpreso do começo ao fim.
 
Diversão garantida.
 
 
 
O livro é divertidíssimo e em muitas partes me peguei rindo muito. Nem consigo explicar direito. Minha vontade é de contar a história toda e soltar todos os spoilers possíveis, mas é preciso controle.
 
Assim, se você não leu, LEIA, que não tem como se arrepender. E eu espero mesmo que os demais livros sejam como o primeiro.
 
Dou cinco estrelas e já foi para a minha lista de favoritos.
 
 
 
 
 
SOBRE O AUTOR – DOUGLAS ADAMS
 
Douglas Adams nasceu em Cambridge, Inglaterra, filho de Janet Adams e Christopher Douglas Adams. Seus pais tiveram outra filha juntos, Susan, que nasceu em março de 1955. Em 1957, seus pais se divorciaram e Douglas mudou-se para a casa doa vós maternos com a mãe e a irmã em Brentwood, Essex. A avó de Douglas mantinha em casa um refúgio oficial para animais machucados da RSPCA. O contato com os animais intensificou a febre dos fenos e a asma do jovem.
 
Christopher Adams casou-se novamente em julho de 1960 com Mary Judith. Deste casamento, Douglas teve uma meia-irmã, Heather. Janet casou-se novamente em 1964 com o veterinário Ron Thrift com quem teve mais dois filhos: Jane e James Thrift.
 
Adams faleceu em 11 de maio de 2001, aos 49 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco.
 
Crédito ao skoob pela biografia: http://www.skoob.com.br/autor/15-douglas-adams
 
 
;)

15 comentários:

  1. Do jeito que sou, só vou conseguir ler ele quando eu já não ouvir falar mais dessa série. Mas aparentemente esse livro parece ser legal e bem interessante. ^^

    ResponderExcluir
  2. Esse é mais um que quero muito ler. Queria ler desde que vi o filme (a mil séculos atras, tá 2005 não foi a tanto tempo), mas dá para você ter uma ideia da desatualização da minha lista de leitura rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho o filme, mas não li ainda. Só vou assistir depois que terminar os 5 livros.

      ;)

      Excluir
  3. Poxa, já até pensei em comprar - acho que a série toda é 29,90 no sub. - mas nunca dei muita atenção para ele. Mas se gostou tanto assim, algo tem. Vou dar mais uma atenção para ele, e ver o que acontece!

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi muito a expressão de "Não esquecer a toalha!" graças a esse livro, mas nunca o li... rsrsrs
    É bem falado pelo seu humor peculiar. Estou fugindo de séries (pois começo uma, pego outra e ficam dezenas de séries sem terminar), mas posso dar uma chance na próxima promoção do submarino! :)

    ResponderExcluir
  5. De boa, acho que em tipo 100 promoções para ganhar esse livro, eu quero muuuuuuuuito!

    ResponderExcluir
  6. Acho que posso indicar a série ao meu filho adolescente. Com certeza ele vai se divertir muito com essas aventuras. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li os livros e nem vi o filme, mas eles já estão na minha meta deste ano! Adorei sua resenha, nem sei como seria viver com um E.T.

    ResponderExcluir
  8. Não curto muito livros desse gênero, mas 5 estrelas e sua resenha me convenceram a tentar ler a série, mas não tenho grandes expectativas.

    ResponderExcluir
  9. A resenha está ótima e o livro é uma comédia mesmo...=P

    E viva a toalha...\o/

    ResponderExcluir
  10. Meu irmão tem essa coleção. Eu não tinha lido, pois pensei q era chato... agora vou ler

    ResponderExcluir
  11. é um das séries que eu mais quero ler.
    Amo dinossauros e coisas Espaciais, são duas coisas que eu gosto muito de ler.
    A partir da resenhas que leio, cada vez mais fico ansioso por ler.


    Jônatas Amaral

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)