terça-feira, 18 de junho de 2013

RESENHA - MEMÓRIAS FICTÍCIAS


Oiii pessoas, tudo bem??

Hoje eu vou falar sobre o livro Memórias Fictícias da Carina Corá, parceira do blog.

 
Memórias Fictícias
Carina Corá
 
 
Editora: Novos Talentos
Páginas: 207
ISBN: 9788576798774
Publicação: 2013
Compre:
  
 
 
 
SINOPSE
 
Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo, presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus, atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.
 
 
COMENTÁRIOS

Já pensou se aquele mundo que você criava em sua mente quando criança se tornasse realidade? E se você fosse aprisionado nesse mundo, algo como se você não pudesse mais viver sem? Pois foi mais ou menos isso que aconteceu com Érus, um menino que refletia o céu e morava em uma torre que poucos conseguiam enxergar.

"Há momentos na vida que parecemos pessoas rudes, indiferentes ao carinho do próximo, como se fôssemos amargas e não nos lembrássemos como se ama e se consola alguém. Na verdade, estamos mais sensíveis do que os outros, mas algo nos impede de demonstrar isso e até mesmo nossos olhos tornam-se janelas turvas."
Com uma narrativa em primeira pessoa, o livro tem três narradores diferentes e fala sobre Coralina de Lilá, uma adolescente cheia de sonhos e que vai ter sua vida completamente transformada ao conhecer Érus. A leitura é gostosa, fácil e encantadora, Carina Corá é talentosa e tem uma escrita poética e perfeita - linda. Sabe aquele livro que você lê, de grande conteúdo e que possui uma escrita correta? Pois Memórias Fictícias é um desses, capaz de encantar qualquer amante de um bom português.

O livro tem poucos personagens, porém todos com características marcantes. Coralina de Lilá é jovem, sonhadora e muito curiosa, curiosidade essa que quase lhe custou a sanidade. Tarsila, a mãe de Coralina, é uma mulher determinada e faz tudo pensando no futuro de sua filha. Bianca Giacomina é uma idosa freira que tem uma sede de vingança cravado em seu coração. Érus, filho adotivo de Bianca, é um jovem que teve suas imaginações infantis recriadas em um mundo paralelo. E não posso esquecer de Netuno, o cão da família.

Coralina teve que se mudar para a casa de Bianca que é uma parente distante de Tarsila, sua mãe. Nessa casa ela descobre uma torre, onde Érus vive em um mundo completamente diferente, onde as pessoas são eternas e vivem de imaginação. A torre se torna uma espécie de vício para Coralina, que cada vez mais se afunda em um coma, deixando Tarsila completamente desesperada e Bianca satisfeita.
“Cada pessoa refletia um modelo de imagem – algumas eram o fogo, outras a água, outras a terra... Somente meu Érus refletia o céu.”

O livro é lindo, diagramação linda, revisão perfeita – acho que encontrei apenas um erro – a capa é perfeita e casa muito bem com toda a história. Essas cores em tons outonais me encantam e esse livro é o terceiro na minha estante de capas com tais tons (falo de O Pássaro e Cores de Outono).

A história toda é muito criativa, o que me encanta, mas devo dizer que a história é um pouco confusa e muitas vezes tive que reler certas partes. Mexe com a sua mente, pois você vai precisar lutar com a razão e, junto com Coralina, descobrir o que é real e o que é imaginação. Um enredo simplesmente fantástico!!

“Eu queria ser a tempestade ou um dia de sol. A tempestade elimina toda a sua raiva em poucos instantes, sofre ao extremo, mas depois dá lugar a uma felicidade pura, o sol. Eu era o chuvisco nesse momento – sem graça, sem sentimento, reprimindo, vazio, duradouro.”
O livro é dividido em quatro partes, quatro diários escritos por três pessoas, o que proporciona visões diferentes de um mesmo acontecimento. E não se preocupe se não estiver entendo muito bem o que está acontecendo, até o final do livro você irá compreender.

Eu cheguei ao fim da leitura e pensei: “Já?? Como assim??”. A história me envolveu completamente, me confundiu por inteira e me viciou de um jeito que me fez ler o livro em uma só vez. O talento de Carina Corá merece muito mais que cinco estrelas.
 
“Eu preciso do real, preciso voltar à superfície de mim mesma. Quanto mais fundo eu mergulho, mais perco a noção de onde é o chão e de onde é o céu. Estou sem rumo, não sei a direção do que procuro, e nem ao menos sei mais quem estou a buscar.”



Até a próxima.

;)

11 comentários:

  1. Adorei a resenha, eu fiz a resenha desse livro, mas depois de ver a sua vou até apagar e tentar fazer outra, pa a sua está perfeita
    Beijos,
    Gabriel (http://perdidonaslinhas.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Já li o livro e tenho a parceria com ela.
    Realmente me confundiu em algumas partes...tive que ler várias vezes e ainda como posso dizer,me viciei rsrsrs
    Ficoi ótima a resenha,acho que o diario de Érus liga tudo certo?
    bjus
    Tamires C.

    ResponderExcluir
  3. É bom ver uma resenha positiva. Recebi esse livro esses dias e estou louca para ler. *-*
    Beijos!

    Livrinhos & Eu

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei curiosa. O que tem nesse livro que confunde a gente??!! Preciiiiiiiiiso lê-lo

    ResponderExcluir
  5. Se me encantei com sua resenha, imagino como ficaria ao ler o livro! Ainda não li esse livro, comprei e estou esperando chegar ansiosíssima! *-*
    Beijinhos e até a próxima! *-*

    ResponderExcluir
  6. A capa desse livro é linda mesmo e gostei da premissa. Gostei dessa divisão entre pontos de vista, acho que dá uma melhor compreensão da estória e dos sentimentos dos personagens.

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha como sempre está muito boa e o que dizer do livro???
    O livro parece trazer uma história que instiga a pessoa ler até o final, sem parar...
    A escritora aparentemente tem uma escrita muito boa, que compensa essa confusão que você falou. O negócio é só prestar atenção na leitura, o que não deve ser difícil.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de livros que me deixam com esse gostinho de quero mais, tipo 'MINHA EDIÇÃO VEIO COM PÁGINAS FALTANDO' nossa, não visito seu blog, á muito tempo, mas estou gostando, estou conhecendo títulos que não imaginava que existiam.

    ResponderExcluir
  9. Achei a sinopse do livro muito vaga e não desperta a curiosidade.
    Gostei do fato do livro ser narrado em primeira pessoa, mas ter três narrativas diferente,isto permite uma visão mais ampla da historia. Não sei se vou gostar de entender o que esta acontecendo somente no final do livro. Parece que tiveram um cuidado especial com o livro, é raridade uma publicação ter poucos erros.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, é a primeira vez que leio algo do mesmo.
    Bem, não curti a premissa. Não pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Achei muito interessante o fato de termos mais de um único narrador em primeira pessoa, e sim três. Isso me cativa.
    O ressalto de que é um pouco confuso, me deixou curioso também, pois as vezes essa "confusão" meio é gostosa de se ter, porque a vida é meio assim, claro que isso tem que ser muito bem trabalhado, o que acho que acontece nesse livro.
    Bem interessante.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)