sábado, 20 de julho de 2013

(RESENHA) DESTINO OU ILUSÃO


Oiii minha gente, hoje eu vou resenhar para vocês alguns livros que li esse mês. Quero começar com o Destino ou Ilusão, da autora e parceira Bárbara Conte. (Leia mais).


Destino ou Ilusão
Bárbara Conte

Editora: Baraúna
Páginas: 215
ISBN: 9788579236334
Publicação: 2013
Compre: 

 




SINOPSE

Após se encontrarem de forma curiosa, Cecília Helena e Pedro Antônio despertavam interesse mútuo. Enquanto o sentimento desconhecido ia crescendo, ela indagava se os diversos acontecimentos eram pistas do destino, ou coincidências da ilusão. A única certeza era de que se tratava de um ódio desejoso ou desejo odioso.


COMENTÁRIOS

A maioria das pessoas já teve a infelicidade de viver romance complicado, daqueles que duram anos em uma história totalmente enrolada, incerta e confusa; que te prende a uma pessoa que não vale a pena e que, ainda por cima, te faz perder caras fantásticos.

Bem, essa é mais ou menos a história de Cecília e Pedro que não chegaram a namorar, mas tiveram um rolo que durou 6 anos, entre muitas idas e vindas. A distância, nessa história, teve um papel importante para o desastre desse possível relacionamento, já que ambos faziam faculdade em estados diferentes, ela em São Paulo e ele em Minas Gerais – embora fossem da mesma cidade natal.

“E os dois ficaram naquele desejo odioso e ódio desejoso por um bom tempo. Num momento, Pedro a provocava com alguma brincadeira, e Cecília caía na dele; no outro, ela é que brincava.”

A história toda é narrada na terceira pessoa e tem uma leitura muito fácil e rápida. Os capítulos são curtíssimos possibilitando à leitura uma fluidez deliciosa, o enredo é fantástico e super divertido. Cecília é divertida.

A construção dos personagens é bem-sucedida e te faz criar a imagem de cada um em sua mente enquanto a leitura flui. Há diversos personagens e alguns entram e saem com tanta rapidez que isso me confundiu um pouco, mas isso é culpa da Cecília que vez ou outra estava de papinho com um carinha novo e me deixava atrapalha – eu tenho um sério problema de gravar nomes.

“Em seu Facebook, publicou: ‘Quando os valores não se cruzam, as vidas também acabam se descruzando.’”

Cecília é super animada, feliz, divertidíssima e tem um “dom” interessante: ela adora colocar apelido nos carinhas. Exemplos: careca, barqueiro, muskito, xixalada e tinha o diabo, o professor, “porque com ele o negócio era feio.” É uma garota cheia de vida, de amigos e que adora se divertir. Já Pedro é um cara chato e eu o achei um OGRO em diversas partes da história. O cara não sabe se portar ao lado de uma garota, não sabe ser gentil nem ser sincero e é o tipo de rapaz que merece ficar sozinho para sempre. Odiei o cara e não sei o que a Cecília viu nele. Pronto, falei!

Como falei, há muitos outros personagens e eu quero citar o nome de algumas amigas da Ceci que eu queria que fossem minhas também: Anelise e Júlia. Adorei essas garotas, são animadas que nem a Ceci e sabem se divertir juntas. Em um determinado passeio das três eu fui invadida por um desejo enorme de estar lá com elas.

Ceci diz: eu sei q nao devia...Pedro diz: nao sei oq t dizer, se devia ou naoPedro diz: Tb to com sdd d vc

O livro é lindo, mas não curti muita a capa. Só achei que a história merecia uma capa mais marcante porque a capa te faz imaginar um livro meloso, mas ele não te mela tanto assim, pelo contrário, é divertido (e eu não me canso de dizer isso) e tem um final muito surpreendente. Enfim... Nada que uma segunda edição não resolva.

Outra coisa que gostei muito no livro, é que os personagens são ligados nas redes sociais e no decorrer da história você vê a transição Badoo-Orkut-MSN-Facebook acontecer e muitas das conversas tidas por Cecília e Pedro acontecem pela internet. Os diálogos são apresentados e a grafia aparece exatamente como é possível encontrar nessas conversas totalmente informações, as flas sao sem pontuacao ñ obedeci o portg e as vzs vc ñ entendi as kois direit. Uma ideia fantástica apresentar essa interação entre os personagens do jeito que acontecem, afinal, todo mundo que é ligado na internet escreve ou já escreveu assim.

MSN“Às vezes, colocava um subnick, direcionado a Pedro; algo do tipo: ‘Reminiscências...’, e via que ele mudava o Nick para algo parecido: ‘Aqui tbm...’. Ou ela digitava: ‘Praia amanhã’; e ele, ‘Minas não tem mar.’ (...) E assim, conversavam indiretamente, por subnicks.”

O final da história é totalmente inesperado – foi para mim – e eu fiquei com aquela sensação de que a autora não só escreveu a história, mas vivenciou partes dela. Será????? Adorei a volta por cima que a Cecília deu em sua história e foi um exemplo de superação. Me identifiquei muito com essa garota.

“Ceci diz: td bem, mas as vezes eu fico pensando o q vc realmente querPedro diz: quero oqueeee?Ceci diz: nada, nadaPedro diz: Ahhhhhhhhhhhhh Ceciloveeeeeeeeee”

O QUE EU ACHEI?
Ameeei o livro e se você, querido leitor, gosta de história divertidas, diferentes e nada clichês, esse livro PRECISA ir para a sua estante.
Super-recomendo!

Esse poema aparece no livro e tem TUDO a ver com a história:

 “Se for agora, não será depois;
Se não for depois, será agora;
Se não for agora, será qualquer hora.
Estar preparado é tudo.
- William Shakespeare



That´s all folks.


;)

6 comentários:

  1. Curti o livro Tb gosto muito de histórias divertidas. Me identifiquei com a parte onde a Ceci dá apelido para os caras. Eu e as meninas com quem morava fazíamos muito isso. E não era pensado, não. Quando nos dávamos conta, já tínhamos dado um apelido para o cara.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do livro, pois curto histórias divertidas .

    ResponderExcluir
  3. Sou uma viciada assumida em romances. Quando falam sobre o livro, sempre fico doida para ler depois, porque adoro histórias de amor. Uma das coisas que me chamou atenção nesse livro, é o fato de falar sobre as redes sociais - uma vez que todo mundo já teve algum tipo de experiência que envolvesse o mundo virtual. O outro ponto é a Cecilia ter amigas que parecem ser muito boas (amizade para mim é mais importante que quase tudo, e adoro quando esse tipo de relacionamento é abordado nos livros, mesmo que em segundo plano). Mas, quando você dissE: um final surpreendente... Ah, ai que eu fiquei louca para ler esse livro! Finais surpreendentes são os meus preferidos, e é muito difícil encontrar bons desses por aí... Vou procurar saber mais desse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oii! Gostei muito da resenha e concordo com você sobre a capa! Ela não causa aquela "vontade de ler", não é mesmo? Sobre o livro, ele está na minha lista de "vou ler" no skoob, rsrsrs...

    Abraços e parabéns pelo blog...

    Já estou seguindo!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Confesso que sua resenha me convenceu, esse livro me conquistou. A Cecilia me lembrou eu mesma, isso soou estranho, mas gostei da ideia. Além da capa ser linda, 'se passar' nas redes sociais, o Pedro parecer enrolado, enfim eu leria com certeza, apesar de romance não ser meu forte, você me criou essa vontade. Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gosta da ideia do Falcoul (creio que seja assim que se escreva o nome dele) que diz que o autor deve morrer para que obra se sobressaia, acredito que ver este livro é justamente isso, ler um romance é justamente isso.
    O Livro é meio do estilo que gosto de ler, romances e dramas me inspiram e me interessam. Gosto dessa atitude da brasileira de inovar. E Dou Congratulations!

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)