segunda-feira, 9 de setembro de 2013

(ENTREVISTA) SIDNEY SANTBORG




Olá pessoas, tudo bem??


Hoje eu quero trazer a entrevista que o autor parceiro Sidney Santborg concedeu ao blog. O Sidney é autor do livro Escola de Um Destino que já tem resenha aqui no blog.

E vamos à entrevista.


01.Vamos falar de Escola de Um Destino. O que te levou a escrever esse livro? Algum objetivo em especial?

Primeiramente, agradeço a oportunidade de parceria com o blog Pseudônimo Literário, pois acho importante iniciativas como esta para que os leitores possam conhecer melhor o autor e a sua obra.
Comecei a escrever esse livro em um momento em que estava descobrindo a literatura. Eu escrevia desde criança, mas eram pequenos textos... Somente nas aulas de literatura na escola e com os trabalhos obrigatórios, comecei a despertar o interesse, pois recebia alguns elogios do professor pelos trabalhos apresentados.
A leitura obrigatória de livros complexos e com uma linguagem rebuscada dos clássicos da literatura, eu confesso que me entristecia, mas foram muito importantes. Por que foi justamente isso, que me motivou a escrever um livro voltado aos jovens. Um livro que fosse direto, sem se prender a descrição de coisas que não interessavam. E para chamar a atenção deles, busquei um tema relacionado a eles, temas presentes na vida de todos os jovens e em um ambiente que naquele momento era minha realidade como aluno. Não que os acontecimentos que cito tenham sido vivenciados, até porque não é uma obra autobiográfica, mas que pudessem acontecer em qualquer escola e com qualquer jovem.


02. Como foi o processo de criação do livro?

Foi tranquilo, pois a inspiração veio de forma rápida. Minha facilidade ocorreu porque a escola onde eu estudava, os alunos vinham de várias partes do Brasil e isso me fez utilizar essa vinda para o Rio como início de tudo. Misturando realidade e ficção para tornar a estória mais interessante. Tomei por base a minha vinda do nordeste, que não se deu da forma que contei no livro, mas me ajudou a descrever as sensações experimentadas.


03. Encontrou dificuldade em algum momento da produção?

Como citei anteriormente, estava descobrindo a literatura e estava muito empolgado com a minha descoberta como escritor, pois estava escrevendo várias coisas ao mesmo tempo. Estava na escola, participava de um grupo de teatro e continuava a escrever meus pequenos textos, em sua maioria letras de músicas. Ainda estava escrevendo uma peça de teatro, quando comecei a escrever o livro. Não tive dificuldades, era um momento que tinha tantas ideias que minha cabeça chegava a doer. Acho que era a adrenalina de querer fazer tudo de uma vez.


04. Quantos livros você já publicou?

Esse foi o primeiro, passei de um período de grande empolgação com a literatura, para outro de pura frustração. Isso aconteceu, por que logo que terminei o livro, começou a dura batalha pela publicação, não tinha muita orientação e estava batalhando sozinho.  Recebi muitos não, assim como recebi muitos sim, mas naquele momento, eu não tinha um valor a investir e isso me frustrava, porque imaginava que seria mais fácil e que ao mostrar meu texto para as editoras, elas iriam bancar a publicação, o que não ocorreu e tive que engavetar meu sonho por muitos anos. Precisamente 10 anos, mas o sonho continuou dentro de mim. Então, comecei a buscar novamente o fôlego que faltava quando voltei a folhear esse texto. Mesmo tendo passado muitos anos, resolvi publicá-lo, principalmente por perceber que se tratava de um assunto que ainda se adequava a realidade dos estudantes de hoje, por isso resolvi manter a linguagem original sem fazer grandes alterações, para que não deixasse de ter o objetivo inicial, que era atingir o público jovem que realmente não curtia ler livros complexos e volumosos.


05. Porque suspense policial? 

Não o vejo necessariamente como um suspense policial, embora ocorra algo nesse sentido, mas vejo como um Romance com o pouco de tudo que traz emoção, aonde as coisas vão acontecendo assim como na vida real. No caso do livro, a vida dos estudantes, que ora estão sujeitos às situações tranquilas como ora estão dentro de situações de pura adrenalina e caos. Até porque muitos jovens acabam buscando isso. Depende muito do que o jovem busca para a sua vida.


06. Desde quando você escreve?

Desde criança. Escrevia textos melódicos que me alegravam e que eram facilmente assimilados pelas crianças da rua onde eu morava. Engraçado que fazia certo sucesso entre a galera. Nessa época, eu tinha um caderninho com meus textos, que guardei por um longo tempo, infelizmente ele se perdeu e não pude resgatá-lo. Hoje somente em minha mente guardo algumas letras daquela fase tão bacana.


07. Quais foram os motivos que te levaram a publicar livros mesmo em um país onde, infelizmente, a leitura quase nunca é prioridade?

O que motiva um escritor é o amor pela escrita. Todos falam que o brasileiro não gosta de ler e isso durante muito tempo foi uma realidade. Mas percebo que o Brasil passa por uma mudança. O Brasil tem se tornado um país de leitores, o exemplo disso é o investimento das grandes editoras no mercado brasileiro. O que lamento muito é a não valorização do autor nacional.  Já vi muita gente por ai dizendo que gosta de ler, mas não compra livros de escritores nacionais, isso infelizmente me entristece. Sei que é uma batalha a vencer, mas acredito muito no potencial dos nossos escritores e na valorização da literatura nacional, bem como no apoio aos novos escritores. Isso vai acontecer e tenho visto o começo. Fico muito feliz em poder estar participando de tudo isso. Isso também me motiva.


08. No decorrer da escrita, você teve algum bloqueio? Em algum momento ficou sem inspiração para continuar?

Especificamente nesse livro não, pois era um momento em que tinha muitas ideias e sabia onde queria chegar com o livro. Acho muito importante, quando se escreve, saber aonde se quer chegar.  Isso ajuda a evitar os bloqueios e a falta de inspiração.


09. Tem planos de escrever outro livro?? Tem alguma previsão de lançamento?

Sim, já estou escrevendo...  Pretendo lançar ainda esse ano, mas não tenho uma pressa em fazer isso, pois acredito que posso trabalhar muito ainda na divulgação desse primeiro livro. Lancei em 2011, mas mesmo com todo empenho em divulgá-lo, somente esse ano as coisas começaram a acontecer.


10. Quais são os seus escritores favoritos? E seu gênero literário favorito??

Procuro não ter um escritor favorito, porque acho que acaba nos influenciando a ver literatura como algo padronizado. E como existem tantos escritores e com estilos diferentes, busco conhecê-los e aprender com eles.  Poderia citar alguns bons escritores como Maurício Gomyde, Adriana Brazil, Edson Gomes, Ricardo Valverde, Samanta Holtz e tantos outros que a maioria dos brasileiros desconhece, mas estão cada vez mais se destacando na literatura nacional. Gosto de Romances, mas não me prendo somente nesta leitura. Acho importante conhecer outros estilos, até porque precisamos saber o que está acontecendo na literatura e no mercado editorial.


11. Qual livro você está lendo no momento?

Estou lendo o livro “Psíquico” do escritor Edson Gomes; e "Princesa de Gelo" da escritora Thayane Gaspar.


12. E para quem estiver interessado (a) em comprar seu livro, como comprar?

Está à venda nos sites das grandes livrarias como Saraiva, Siciliano, Cultura, Travessa e no site da Ed. Livros Ilimitados. Quem quiser pode acessar meu blog, pois lá tem todos os links das livrarias parceiras. O endereço é: http://sidneysantborg.blogspot.com.


13. Eu quero agradecer a você por aceitar a parceria com o Pseudônimo Literário. Muito obrigada e sucesso para você.

Eu que agradeço, pois esse apoio que blogs como o Pseudônimo Literário têm dado aos novos escritores é fundamental.  Pois, à medida que se apoia os novos escritores ajuda-se no desenvolvimento da literatura nacional e a tornar o Brasil um país de leitores, que ler não somente escritores internacionais, mas principalmente escritores nacionais. Sucesso para todos nós.


E aí, o que acharam???


;)

12 comentários:

  1. Bela entrevista, ainda não conheço essa obra dele, mas pretendo conhecer, adoro livros que, como ele falou, tem um pouco de tudo, esses me prendem mais rapidamente e me faz parar só quando termino mesmo hehe, gostei muito de saber que ele já veio pra o nordeste \õ/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito interessada em conhecer o trabalho do Sidney. A entrevista retrata fielmente a realidade do escritor brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriane, prazer! Mas que bela entrevista! Foi excelente para conhecer um pouco mais desse autor tão carismático e talentoso. Já vi o Sidney em vários eventos literários no Rio e também o conheço do Face, mas não sabia de seu começo na literatura, de sua influência, de sua história, de suas dificuldades, acertos e conquistas. Amei conhecer um pouco mais dele. Beijo, beijo pra você Adriane e pra você, querido Sidney!
    She

    ResponderExcluir
  4. Já li o livro do Sidney gostei muito, te desejo muito sucesso, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Ótima entrevista! Eu ainda não conhecia o trabalho dele, vou incluisive procurar sobre o livro.
    Sucesso para o Sidney!

    ResponderExcluir
  6. Ah que simpático esse autor! Bela entrevista! Algum dia ainda lerei esse trabalho dele, parece ser muito bom! Sucesso a ele! :3

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriane!! Tudo bem??
    Incrível descobrir que seu talento veio a partir da escola mesmo... Adorei a entrevista e não conhecia o livro,mas acabei dando uma olhadinha no Skoob e vi que seu livro está super bem avaliado!! Com certeza estarei procurando assim que possível adquirir a obra do autor, acho importante valorizar escritores brasileiros!!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  8. A maioria do novos autores dizem que é muito difícil conseguir publicar um livro, o que é uma pena, né...
    Eu não sabia que o autor tem que bancar a publicação! :/
    Concordo com ele quando diz que a literatura nacional tem que ser mais divulgada. Eu, por exemplo, leio muito mais livros de fora do que de autores aqui do Brasi, o que é uma vergonha, mas eu venho tentando mudar!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  9. Olá Adriane! Bom, não conhecia o autor, nem sua obra, no entanto adorei a entrevista, como também fique interessada pelo livro, dando uma olhadinha em sua resenha sobre ele. O tema do livro Escola de Um Destino, por mais que tenha sido escrito à algum tempo segundo o autor, trata de coisas bem atuais, e achei maravilhoso. Achei muito legal o fato de o autor ter iniciado sua vida de escritor desde criança, pois eu sempre adorei escrever, e sempre ganhei 'prêmios' na escola devido estar entre as melhores redações quando era menor, mas nunca pensei em adentrar na carreira de escritora, mesmo amando o universo dos livros e tudo o mais. Concordo com Sidney quando ele diz que os hábitos quanto a leitura do brasileiro está mudando, e sim isso é bem perceptível, o que me deixa muito feliz. Outra coisa que também me traz alegria é a valorização do escritor brasileiro, e as obras fantásticas que estão sendo lançadas atualmente desses escritores, mostrando que aqui dentro de nosso país também temos muita qualidade que necessita de valorização. Espero poder ler o livro do autor em breve. Muito boa a entrevista, bjosss.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza lerei o livro do autor em breve.. Eu queria ter tanto amor pela escrita, bom.. Eu tenho um livro escrito, mas jamais teria coragem de publica-lo com o meu nome.. Se um dia eu fosse agraciada com a sorte de poder publica-lo, com toda a certeza usaria um pseudônimo, que nem mencionace que eu era brasileira e muito menos que sou uma adolescente. Pois infelizmente, além do nosso país não ser um país muito literário, existe o preconceito (de pré...conceito) com livros nacionais, e isso é muito triste.. Enfim, admiro muito a coragem dele. Parabéns pela parceria! Amei a entrevista, e com certeza lerei o livro!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Manda, não acho que você deva desistir de seu sonho de publicar o livro. O que o Brasil precisa é de autores que não se conforme com esse pré-conceito, mas que corre atrás de seu objetivo com a cabeça erguida. Não desista.

    :D

    ResponderExcluir
  12. Eu achei a resenha do livro incrivel, e me interessei muito por ele, é algo que estou pesquisando e lendo muito.
    A entrevista foi ainda melhor... gostei de cada uma das respostas, e percebo que o autor tem muita fibra... Muito sucesso!!!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)