segunda-feira, 9 de setembro de 2013

(RESENHA) ALMAS SELADAS



Almas Seladas
M. L. Pontes

Editora: Modo Editora
Páginas: 228
ISBN: 9788565588232
Publicação: 2010
Compre
 

Sinopse: No ano de 1992, no dia 29 de fevereiro, duas crianças predestinadas nascem: Layla e Victor. Layla passa por todo tipo de sofrimento, pessoas queridas morrem em acidentes bizarros e, a cada morte, uma nova cicatriz aparece em seu corpo. Victor ao contrário, tem uma vida perfeita, um garoto que nasceu incapaz de sofrer. Victor e Layla se encontram e se apaixonam, um amor sem limites. O romance tinha um destino certo, à felicidade, mas eles não sabiam que eram peças de um complexo jogo entre o bem e o mal chamado: Algoritmos Sagrados.

Hoje trago a resenha de mais um livro nacional que amei e que quero muito ler a continuação. O livro Almas Seladas é o primeiro de uma trilogia chamada Algoritmos Sagrados, do escritor Marcelo Pontes (leia mais sobre ele). O livro me surpreendeu positivamente, a história é fantástica, vale muito à pena ser lida e é só mais uma prova de que há talentos fantásticos e que merecem ser conhecidos, no Brasil.

No enredo é possível encontrar três histórias paralelas: Layla é uma pessoa completamente infeliz e a pessoa mais azarada do mundo; ela leva uma vida simples, cheia de tristeza e carregada de tragédias. Vive com sua avó que a odeia e também perdeu todas as pessoas queridas, para a morte. Já Victor é rico, sempre teve tudo e é muito sortudo, muito sortudo mesmo. Sua vida é tranquila, fácil e nunca conheceu o fracasso nem o azar. Rogério é outro personagem; um senhor já de idade e chefe do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), que vive envolvido em seus estudos carregados de códigos, números e segredos.


“Layla há muitos anos não sabia o que era rir. Seu sofrimento petrificou seu coração e, depois de muitos anos sentia o ódio em ver o sorriso nas bocas de outras pessoas.”


A narrativa é desenvolvida na terceira pessoa, a história é bastante envolvente e é um daqueles livros que te faz querer ler de uma vez só. Os capítulos não são muito grandes o que não cansa o leitor e no início de cada capítulo (25 ao todo) é encontrado uma frase de algum pensador, uns conhecidos, outros nem tanto.


“O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos. (Pitágoras)”


Um fato bastante interessante é que o leitor acompanha os acontecimentos em um período que vai de 1992 até 2008. Você vê o trabalho de Rogério se desenvolver e começa a entender sua importância, enquanto Layla e Victor têm suas vidas em cidades diferentes acontecendo. Ela em São Paulo. Ele no Rio de Janeiro.

O romance dos dois surge em São Paulo, quando Layla vai à uma excursão junto com a sua escola, onde acaba conhecendo Victor. Juntos vão viver uma aventura amorosa completamente fora no normal.


“Em nanquim estava escrito: Códices 7, 9 e 10. 1992, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012. Anos bissextos.”


O enredo é carregado de probabilidades, estatísticas, códigos, números e mistérios que estão relacionados com anos bissextos, profecias do povo Maia e a relação disso tudo com as catástrofes ocorridas no mundo. O livro tem um excelente conteúdo que faz jus aos 20 anos de pesquisa do autor (leia a entrevista concedida ao blog). É um dos poucos livros que li com um excelente embasamento.


“Alguns acreditam que sua civilização tenha sido afetada por culturas avançadas fora do planeta.”


SE RECOMENDO???

Uma história que parecia ser um “e viveram felizes para sempre” se transforma em uma ação de tirar o fôlego diante de seus olhos. E eu nem falei do final do livro. Meu queixo caiu – literalmente. A curiosidade reina em mim desde que terminei o livro e preciso urgentemente do próximo.

É claro que recomendo!! A história é boa, o autor é nacional. Vale muitíssimo à pena.

Cinco estrelinhas.



;)

10 comentários:

  1. Adoro livros surpreendentes, daqueles em que vc pensa que vai pra um lado ai ele faz exatamente o caminho oposto, aquele em que vc nunca poderia imaginar, mais um autor brasileiro que devemos dar uma chance, #gostei

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas a sinopse junto com a sua resenha me animaram muito. Tanto que já o coloquei na wishlist. Espero lê-lo em breve!

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  3. É tão bom ler livros surpreendentes, só não imaginava que esse seria tão empolgante assim! Espero que possa lê-lo em breve, fiquei com muita vontade! *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriane!!
    Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada. Adoro livros com mistérios e adoro esse gênero.E sendo de autor nacional nacional melhor ainda!!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  5. Gostei do fato do livro narrar acontecimentos que vão desde 92 até 2008, parece ser bem complexo.
    Quando li a sinopse, vi uma semelhança com O Circo da Noite, mas pela sua resenha já mudei de opinião! kkkkkk

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  6. Olá Adriane :) é o seguinte, eu simplesmente PRECISO ler esse livro! Não conhecia o autor, nem sua obra, no entanto estou mega surpresa com o fato de ele ter levado 20 ANOS em sua pesquisa! 20 ANOSSSSSS! Fora que o livro é super original, e meio que acontece no passado, e eu adoro livros que se arremetem ao passado, pra mim é um dos fatores que dá um quê a mais no livro. Estou super curiosa para saber até que ponto a vida dos três protagonistas estão interligadas. Adorei a citação de Pitágoras e adorei o fato de o livro falar alguma coisa sobre o povo Maia. Simplesmente ansiosa para lê-lo. Já adicionei aos meus desejados no skoob!

    ResponderExcluir
  7. A Literatura pop, vamos colocar assim, tem crescido bastante no Brasil, e com um numero maior de autores Brasileiros, o que é muito bom.
    Achei o livro super interessante, gosto da ideia de colocar citações nos inícios dos capítulos, estou muito curioso para ver essa pesquisa na pratica dentro da história. é o segundo livro que me interesso já através das resenhas desse blog.
    Parabéns,

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que bom que as minhas resenhas estão fazendo você, Jônatas, se interessar pelos livros.

    :D

    ResponderExcluir
  9. Só pela sinopse já muita vontade de ler!!
    Mesmo eu não sendo muito fã de livros com várias "probabilidades, estatísticas, códigos, números" como você disse, eu fiquei curiosa pra ler ele.

    ResponderExcluir
  10. Hey! Eu realmente não conhecia esse livro, mas fiquei muito feliz em saber dele. Como você mesma disse, existem muitos talentos no Brasil que merecem ser conhecidos! A ideia do livro me encantou e com toda certeza o procurarei! Espero de coração gostar tanto quanto você gostou! Bjos.

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)