terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

RESENHA - O PEQUENO PRÍNCIPE

(Sinopse)
Livro de criança? Com certeza!

Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia.
Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.



(MINHA OPINIÃO)

Quem nunca leu julga se tratar de um livro para crianças (sua categoria é infanto-juvenil), considerando sua aparência: história curta com ilustrações coloridas – ilustrações feitas pelo próprio escritor. Mas no decorrer da leitura é possível perceber fortes traços de poesia e ainda pinceladas de filosofia possibilitando ao leitor uma viagem reflexiva de volta à infância.

O Pequeno Príncipe é o livro em francês (língua original) mais vendido, chegando à marca de 6 milhões de exemplares, com mais de 400 edições. É também um dos livros mais traduzidos do mundo ocupando a posição de número três, publicado em mais de 160 idiomas e dialetos.


Sua primeira edição foi publicada em 1943 e ganhou algumas adaptações, tais como: um filme musical intitulado The Litlle Prince e lançado em 1974; uma série de desenhos animados com o título As Aventuras do Pequeno Príncipe lançada na década de 80; e uma adaptação para teatro feita pelo grupo de teatro português Byfurcação em 2011, intitulado de O Principezinho na Quinta da Regaleira.


Até mesmo quem nunca leu o livro já ouviu falar sobre sua história. A de um Pequeno Príncipe que vive no pequeno asteroide B612 onde há três vulcões, um extinto e dois ativos, e uma rosa muito orgulhosa que foi a razão de o principezinho ter começado uma viagem pelo universo e conhecido novos planetas. E é nessa viagem que ele vem parar no planeta terra.


O livro permite ao leitor uma profunda reflexão sobre os seus valores, prioridades e como nos tornamos adultos esquecendo da criança que fomos um dia.

Dou cinco estrelas e super recomendo.

 

(QUOTES FAVORITOS)


"Por favor... cativa-me!” Página 67;

“Se tu vens, por exemplo, ás quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Ás quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade!” Página 67;


“Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.” Página 70;


“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” Página 72.



(SOBRE O AUTOR - ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY)

 
Foi escritor e ilustrador, além de piloto na Segunda Guerra Mundial. É autor de O Pequeno Príncipe, um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil e escreveu livros de memórias e sobre a vida militar. Sua primeira obra foi O Aviador, lançada em 1926. Publicou ainda Terra dos Homens e Cidadela.
 
Informações sobre o autor tiradas do livro O Pequeno Príncipe.
 

11 comentários:

  1. Todo mundo que eu conheço leu esse livro, sinto-me excluída rsrs Acho que esse é o livro quem tem mais quotes espalhados por ai, o que me deixa com mais curiosidade para lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li esse livro, é muito triste isso porque todos ao meu redor ficam falando dele, assim como falam do menino do pijama listrado.
    Adoro os livros de Antoine de Saint-Exupéry, acho que a maioria dos livros dele tentam passar esse lado de voltar ao passado, te fazer repensar sobre alguns assuntos, acho isso bem interessante. *-*

    ResponderExcluir
  3. Também não li esse livro ainda, apesar de estar com ele aqui em casa. Assim que tiver um tempinho vou ler! :)

    ResponderExcluir
  4. Muita gente pode mesmo julgá-lo um livro bobinho e infantil. Mas não é verdade! É preciso ter sensibilidade para sentir a mensagem do livro! ;)

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu ainda não li o livro? Pois é, tenho muita vontade, mas nunca tive oportunidade! Adorei os quotes!

    ResponderExcluir
  6. O segundo QUOTES que vc cita é meu favorito do livro... perfeito!

    excelente resenha... =D

    ResponderExcluir
  7. Hey! o/
    Conheci seu blog pela listinha do Amigo Secreto, adorei e já estou seguindo!

    O Pequeno Principe marcou minha infancia, e considero um must! Maravilhoso, simplesmente!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Cativou-me.
    Um dos meus livros preferidos, me chamou muita a atenção para sua resenha.
    Claro que há muito do que se falar sobre este livro, precisaria de centenas de comentários kkkk de páginas e mais páginas.
    é um livro que te faz refletir sobre a infância, o poder dos relacionamentos, te dar grandes suportes para a vida.
    é um livro maravilhoso, não é um livro só para crianças, que pensa assim, precisa muito, mais muito ler o pequeno príncipe.

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)