quinta-feira, 30 de maio de 2013

RESENHA – O SOBRINHO DO MAGO


 
 
Olá pessoas, tudo bem?

Hoje eu trago a primeira resenha do Desafio Literário que participo, no qual consiste em ler da série As Crônicas de Nárnia e resenhar um livro por mês até ter resenhado todos os sete.

Então, vamos ao primeiro livro.

 
COMENTÁRIOS

O Sobrinho do Mago é o primeiro livro de uma das séries mais famosas da literatura. Em sete livros, C. S. Lewis demonstra toda sua genialidade como escritor contando a história de Nárnia, uma terra criada no submundo, cheio de fantasia e muita aventura.

É uma leitura tão cheia de detalhes e envolvente que, mesmo na releitura, é possível se encantar com a beleza dos detalhes criados por Lewis e toda a criatividade do autor foi mantida em uma perfeita tradução.

Pode acontecer de você começar a ler e não parar mais. A história é muito envolvente.

É importante deixar claro que a história foi criada para o público infantil, com uma visão infantil e uma linguagem simples. Mas ainda sim, é uma leitura incrível que vale muito à pena.

Por se tratar de um livro voltado ao público infantil, o livro tem uma narrativa muito simples e fácil de compreender. O narrador é um menino que não revela seu nome e ele é neto de Digory, um dos personagens principais do livro.

"Apesar disso, era bela. Muitos anos depois, já velho, Digory chegou a dizer que nunca vira mulher mais bela em toda a sua vida. É preciso dizer, no entanto, que Polly, por sua vez, sempre afirmou não ter visto nela nada de especialmente bonito."
Digory é aparenta ser um menino triste por ter uma família bastante desestrutura. A mãe está doente, o pai muito longe e ele mora com a tia Leta e o tio André que parece ser meio louco, o que mais tarde descobre-se ser um pouco verdade, também um mago e bastante medroso. Polly, é uma garota que mora próximo à casa de Digory e que vai fazer companhia a ele em suas aventuras no submundo.

O livro que eu tenho é o volume único onde possui todos os livros na ordem cronológica e não na ordem em que foram escritos; o primeiro livro (O Sobrinho do Mago), por exemplo, aparece como o primeiro livro nesse volume, mas na verdade foi o último livro sobre Nárnia que Lewis escreveu.

O tio André é um mago que conseguiu descobrir um meio de “viajar” para submundos, mas covarde do jeito que é acaba enviando seu sobrinho e a amiga Polly para um lugar jamais visto por olhos humanos.

Viajando entre os submundos, conhecem um totalmente vazio, algo como “nunca usado antes”, que logo se transforma em um mundo cheio de vida e cantoria – mais tarde nomeado como Nárnia.

Para quem tem dúvidas sobre se deve ler ou não eu digo: leiam porque não tem como não gostar da história. Dou cinco estrelas para o livro, embora não seja o meu favorito da série toda.

 
 
SINOPSE
A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado e Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.
 
___________________________________________
 
TOP COMENTARISTAS
 
Este é o último comentário válido para o ranking. Foram 23 postagens, sendo 21 válidos para a disputa.
 
Boa sorte a todos!!
 
 
;)

21 comentários:

  1. Já li a coleção toda duas vezes e não pretendo parar só em duas, não. As histórias são fantásticas e envolventes de mais. Quando terminei de ler os livros (o que fiz em um período de tempo bem curto) queria que houvessem outros livros, queria continuar lá no mundo de Nárnia através da leitura de mais daquelas histórias sensacionais.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que vontade de ler esse livro agora! KKK Confesso que não tinha nenhuma vontade de ler, mas criei uma vontade inusitada de ler após essa resenha! Quanto encanto! *----*
    Beijinhos,
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia esse livro =D
    Boa sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie :)

    Também estou lendo um conto por mês, O Sobrinho do Mago é incrível principalmente a criação de Nárnia, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  5. Eu li um dos contos de Nárnia, não me recordo o nome. Eu adorei. Também gostei muito da sinopse deste. Lewis consegue construir um cenário encantado com tanta perfeição que é impossível não "viver" literalmente em Nárnia.

    ResponderExcluir
  6. Eu já li esse livro e também super recomendo. Li de uma sentada só, adorei!

    beijos haha

    ResponderExcluir
  7. Crônicas de Nárnia! Eu tenho o livro, pretendo ler em julho nas férias por causa do tempo. Tava pensando em fazer isso também, de ler uma crônica por mês, achei muito legal e não cansa ler tudo de uma vez. Parece ser incrível mesmo o livro! Tem gente que não gosta muito de algumas crônicas, mas que bom que você adorou! Quando eu for ler, espero gostar também =)

    ResponderExcluir
  8. Sempre quis ler as cronicas, mas nunca tive tempo. Não sabia dessa diferença da ordem cronológica e ordem de publicação, agora vou ficar atenta para seguir a primeira :)

    ResponderExcluir
  9. Cronicas de Nárnia é um dos meus livros favoritos. O que eu mais gosto é da Última Batalha e o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, são os melhores. Apesar de gostar bastante do Sobrinho do Mago. E o melhor desse livro do Lewis é que a leitura é muito simples, muito fácil, a linguagem não é complicada, como você disse. Isso deixa o livro ainda mais atrativo.
    Sem contar que as histórias de cada livro é inesquecível.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho As Cronicas de Nárnia na minha estante, porém ainda não li o livro. Gostei muito da sua resenha e cheguei a conclusão de que eu irei adorar o livro! Os filmes são maravilhosos, então eu posso imaginar como o livro deve ser!

    ResponderExcluir
  11. Comecei a ler esse livro mas não conclui a leitura, mas agora me bateu uma vontade de terminar, pena que o livro não era meu.
    Mas vou ver o que faço para ler

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha, adorei o jeito que você escreve, é simplesmente fantástico!!! Não sei como não tinhas visto seu blog antes hahahahaha
    Grande abraço,
    Gabriel (http://perdidonaslinhas.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre vejo esse livro em promoção, mas eu nunca tenho coragem de comprar. Sério. Acho que por não saber que a escrita era uma coisa mais simples e feita por um garoto eu achei o livro seria bem complicado e maçante, mas depois de ler sua resenha eu entendi alguns pontos e pretendo comprar o livro futuramente.

    ResponderExcluir
  14. Aproveitei uma promoção no Submarino e comprei o livro! Tô louca pra começar a ler! *-*

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito de livros assim, sou mais romances e chick-lits, rsrs.

    To visitando e seguindo os blogs participantes do amigo secreto de blogueiros! Meu último post foi uma tag, que indico pra todos vocês <3 Haha.

    Beeijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  16. Eu tentei ver o primeiro filme lançado da série As crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, mas não consegui. Estava no auge do filme, no começo da guerra, mas parei de ver o filme.
    Acredito que o livro deva ser bem melhor do que o filme, mas me frustei com a história e acho que não leria a série.

    ResponderExcluir
  17. Nunca li um livro serie As Crônicas de Nárnia. Claro que já assisti os filmes e são lindos, mas tenho certeza que os livros devem ser melhores. Quero comprar este livro volume único, mas agora fiquei na duvida se é melhor ler na ordem cronologia ou na ordem em que foram escritos.

    @luci_eleoteria

    ResponderExcluir
  18. já li esse, essa história ajuda muito a entende o resto do livro..é perfeita

    ResponderExcluir
  19. Oie
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas minha irmã tem alguns livros, então vou dar uma olhadinha, ver se vou lê-los..rsrs..Adorei a resenha ♥
    Vi o seu blog lá no Amigo secreto e passei para fazer uma visitinha :)
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Essa edição da Martins Fontes deve ser enorme, né? Até porque tem os 7 volumes só nele.
    É um livro sempre elogiado, mas que não consegue despertar meu interesse. =/

    ResponderExcluir
  21. Começarei a ler o livro ainda este ano.
    E até o inicio do ano que vem creio que terei terminado a série inteira.
    Sou apaixonado pelas Cronicas de Nárnia. É algo que marcou minha infância.
    O Sobrinho do Mago, é um dos livros da série que menos conheço, fiquei muito ansioso pelo livro ainda mais.

    Jônatas Amaral

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)