quinta-feira, 29 de agosto de 2013

(ENTREVISTA) CARINA CORÁ


Oi pessoas, tudo bem??


A partir de hoje eu vou começar a postar as entrevistas dos meus queridos parceiros que ainda não foram. Eu tive que trocar de notebook e resgatar tudo o que eu tinha nele.



Hoje trago a entrevista com a autora Carina Corá. Seu livro, Memórias Fictícias já tem resenha aqui no blog.





01. Vamos falar de Memórias Fictícias. O que te levou a escrever esse livro? Algum objetivo em especial?

É complicado afirmar que há um objetivo para eu ter escrito o livro. Ele foi se desenvolvendo, acontecendo conforme a história ia crescendo dentro de mim. Mas, agora, creio que meu objetivo principal é que os leitores criem mundos completamente diferentes dos previstos por mim e completem a história com suas próprias ideias. Também acredito que a obra foi gerada por uma ânsia sobre a inconstância das nossas percepções, e gostaria de fazer os leitores refletirem sobre o assunto.

02. Como foi o processo de criação do livro?
Iniciei o processo no terceiro ano do ensino médio e o completei em meu intercâmbio na Dinamarca. O livro estava pronto em seis meses, porém sempre continuei a corrigir e recriar até a entrega final do material à editora, o que aconteceu muito tempo depois de o "Memórias Fictícias" já estar pronto. Escrevo porque é como expresso as minhas necessidades, então só realmente pensei em publicar o livro um ano depois de ele já estar pronto. 
Como disse antes, o livro foi acontecendo. Sempre tive o hábito de escrever muito, então fui criando e recriando a história até que estivesse "completa".

03. Encontrou dificuldade em algum momento da produção?
Encontrei. Sempre buscamos o melhor de nós mesmos e, em todas as artes, acabamos por julgar nosso material de maneira muito inquisitiva. Mas, minhas crises de insegurança e vergonha em mostrar o que era escrito, eram menores que a minha vontade de ser escritora. Então, fui em busca da editora, e foi surpreendentemente rápido todo o processo da publicação. A parte mais difícil é o depois, mostrar para o público brasileiro que a nossa literatura e nossos novos escritores também podem ter algo interessante a dizer.

 04. Quantos livros você já publicou?
Este é o meu primeiro livro publicado!

05. Qual é o gênero literário do seu livro? E porque esse?
Foi bastante difícil decidir o gênero, pois o livro é composto por quatro diários. Então, poderia ser um livro de contos. Porém, os diários se cruzam e completam formando uma narrativa de ficção. Eu o colocaria como romance na categoria de ficção.

06. Desde quando você escreve?
Eu escrevo desde sempre e para sempre. Tenho pastas de contos que escrevia desde os meus oito anos. É bastante interessante avaliar a evolução do aprendizado.

07. Quais foram os motivos que te levaram a publicar livros mesmo em um país onde, infelizmente, a leitura quase nunca é prioridade?
Meu objetivo é poder compartilhar com os leitores e mostrá-los que eles são parte fundamental da literatura. Nenhuma obra de arte é fechada, ela só vai se completar na cabeça do leitor. Talvez se os brasileiros perceberem isso, a literatura torne-se mais interessante para eles! Não podemos desistir de tentar mudar essa falta de interesse em um país cuja literatura é tão maravilhosamente rica.

08. No decorrer da escrita, você teve algum bloqueio? Em algum momento ficou sem inspiração para continuar?
Não sei. Não penso muito em inspiração, não me preocupei muito com o tempo que eu precisaria levar. Deixei o lápis me guiar e fui viajando junto com a escrita. É diferente do trabalho que faço agora, no qual tenho uma semana para escrever uma peça baseada em um determinado período e personagens históricas, aí sim a inspiração precisaria dar ajudinha...

09. Tem planos de escrever outro livro? Tem alguma previsão de lançamento?
 Tenho muitos contos e peças de teatro no fundo da gaveta... Agora estou me dedicando a escrever peças de teatro, trabalho com isso na pesquisa que faço na área de recepção teatral e dramaturgia na UFRGS. Continuo escrevendo contos e romances, também. Espero enviá-los para concursos e, se possível, publicá-los futuramente.

10. Quais são os seus escritores favoritos? E eu gênero literário?
Meus escritores preferidos são principalmente os latino americanos. Em primeiro lugar, com certeza, é Jorge Luis Borges, quem me fez suscitar as questões entre realidade e ficção na obra "Ficções" e, no conto "As Ruínas Circulares". Julio Cortazar, Mario Vargas Llosa e Gabriel García Márques. No Brasil, Machado de Assis e seu "Dom Casmurro", Érico Veríssimo, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles (estou montando uma enquete com o conto "Uma Branca Sombra Pálida"). Também gosto muito de Franz Kafka. Essa pergunta é muito difícil, porque gosto de tantos escritores. Sou bastante eclética, gosto de contos, romances, dramaturgia...

11. Qual livro você está lendo no momento?
Leio diversos livros ao mesmo tempo, até mesmo em função da universidade. Estou lendo livros teóricos sobre análises dos espetáculos, mas também estou em uma leitura das peças de teatro de Sarah Kane. Nas horas vagas, leio um livro de contos do Nathaniel Hawthorne, estou relendo Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márques) e A Noite Escura e Mais Eu (Lygia Fagundes Telles).

12. E para quem estiver interessado (a) em comprar o seu livro, como comprar?
O livro pode ser encomendado tanto pela livraria Saraiva, tanto pelo site da editora Novo Século.

13. Eu quero agradecer a você por aceitar o convite em fazer parceria com o blog. Muito Obrigada.
Eu quero agradecer imensamente essa oportunidade de divulgar o trabalho de novos escritores. É muito legal essa sua forma de contribuir com a literatura brasileira.

E aí? Gostaram a entrevista?

Até a próxima.

;)

4 comentários:

  1. O livro da Carina já está na minha lista de leitura. Tudo que li me encantou e agora com a entrevista estou mais interessada ainda!

    Parabéns...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Lindaaaaa! Amei a autora! Legal ela ter tido a inspiração de começar a escrever ainda no Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  3. Carina parece ser uma fofa! Memórias Fictícias é um dos meus desejados do momento! Gostei bastante da entrevista! *-*

    ResponderExcluir
  4. Eu escrevo sempre, e para sempre.
    Tomarei a liberdade de utilizar esta frase. kkkk
    é um livro que me chamou bastante atenção.
    Muito legal a entrevista.

    Jônatas Amaral

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)