sábado, 31 de agosto de 2013

(ENTREVISTA) MARCELO PONTES


Olá, pessoas tudo bem??

E vamos para mais uma entrevista, dessa vez é com o autor parceiro Marcelo Pontes, autor do livro Almas Seladas, da série Algoritmos Sagrados. A resenha sai mês que vem, mas enquanto ela não vem, vamos conhecer um pouco mais sobre o Marcelo.

AVISO PARA TOP COMENTARISTA: Esse é o último post para quem está participando. Todos os participantes terão até amanhã (01.09) para comentar.


01.Vamos falar da série Algoritmos Sagrados. O que te levou a escrevê-la? Algum objetivo em especial? 
Algoritmos Sagrados vem de uma pesquisa intrincada que perdura mais de 20 anos. Há muitos fatos perdidos, ocultos na cultura hebraica que gostaria de revelar ao mundo através de uma bela história de amor, afinal, um livro sem uma intrigante história romântica não teria graça.



02. Como foi o processo de criação?
Eu amo criar, e, para mim, todo processo de criação é tranquilo e prazeroso. Eu me desligo do mundo, minha mente penetra na história o que assusta até minha esposa que já pensou em chamar um exorcista (brincadeira). Ainda no campus de nutrição, onde me formei em nutrição, nos intervalos das aulas, meus amigos me vinham rascunhando algumas páginas, o que um dia se tornaria a saga Algoritmos Sagrados.



03. Encontrou dificuldade em algum momento da produção?  
Há duas etapas que considero difíceis na criação de um livro: a pesquisa e correção, pois não dependem da criação e sim um processo longo de muita paciência e dedicação.



04.Quantos livros você já publicou, além da série Algoritmos Sagrados? 
Na década de 90 publiquei um sistema genérico de RPG (Role-playing game),  e uma série de contos, nove contos no total.



05. Qual é o gênero literário da série? E porque esse?? 
Romance sobrenatural, apesar de que, vários gêneros podem ser atribuídos já que a saga possui muitas camadas em sua história. O motivo? Amo ficção com uma pitada de suspense. Acho que, desta forma posso deixar um pouco de mim, nesse trabalho.



06. Desde quando você escreve??
Comecei na adolescência. Como mestre de RPG (Role-playing game), era obrigado a criar meus universos que, em 1997, virou minha primeira obra publicada.


07. Quais foram os motivos que te levaram a publicar livros mesmo em um país onde, infelizmente, a leitura quase nunca é prioridade? 
Já realizei inúmeros trabalhos artísticos como: desenhista, pintor, escultor e músico. Mas, nenhum deles se compara a liberdade de criação da literatura. Por isso, me dedico atualmente a ela, e não me preocupo com os aspectos financeiros da má remuneração como escritor, ou nos obstáculos de vender literatura em um país que não investe na educação, pois minha maior motivação é ser lido, o resto será consequência.


08. No decorrer da escrita, você teve algum bloqueio? Em algum momento ficou sem inspiração para continuar? 
Isso é normal. A frustração faz parte do escritor e, assim como já ocorreu com Érico Veríssimo, o escritor, mesmo com o termino da sua obra, sempre fica com a sensação que poderia ter feito melhor.


09. Tem planos de escrever outro livro?? Tem alguma previsão de lançamento? 
A saga possui cinco livros, sendo três deles prontos para publicação. O segundo volume está sendo negociado pela Modo Editora e, logo será publicado.
A saga também consiste em mais dois diários que não foram escritos.


10. Quais são os seus escritores favoritos? E seu gênero literário favorito?? 
Escritores preferidos: Internacionais (J. J. Benitez e J. R. R. Tolkien) Nacionais (Erico Veríssimo e Monteiro Lobato).
Gêneros preferidos: ficção, aventura, sobrenatural, romance sobrenatural, fantástica e, o que mais amo: história.


11. Qual livro você está lendo no momento? 
Lincoln, de Doris Kearns Goodwin.


12. E para quem estiver interessado (a) em comprar seu livro, como comprar? 
On line: 
...ou, através de qualquer unidade física da Livraria Cultura.


13. Eu quero agradecer a você por aceitar o convite em fazer parceria com o blog. Muito obrigada. 
Eu que agradeço o esforço de todos que acompanham e divulgam os trabalhos desses guerreiros literários, os escritores brasileiros que, apesar da dificuldade do mercado, ainda sacrificam suas horas do dia em nome do sonho de um país mais educado.

M.L.Pontes



;)

3 comentários:

  1. Nossa, deve ter sido divertido fazer essa entrevista... Ele fez um livro sobre RPG, nossa, é uma coisa que eu amo! *----*
    Haaa, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriane
    Lindo o seu blog , adorei.
    Adorei a entrevista, conheci vários autores nacionais na bienal, todos muito simpáticos (vontade de comprar todos, Temos que apoiar mesmo, tem livros realmente maravilhosos.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bela Entrevista.
    Marcelo Pontes verdadeiramente mostra que sabe os segredos de ser escritor. Eu pude também aprender algumas coisas com essa entrevista, então obrigado ao Blog por obtê-la.
    Desejo Sucesso ao cara.
    Espero conseguir o livro.

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)