segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

RESENHA - UM DIA

CONTÊM SPOILERS

(SINOPSE)


Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


(MINHA OPINIÃO)

Eu li o livro depois que assisti ao filme, o que não foi uma boa ideia, já que eu gosto de saber de todos os detalhes contados no livro para saber o que – a meu ver – deveria ter sido mantido no filme. Gosto mesmo de dar uma de crítica.

É uma história romântica, porém diferente e não é previsível como outros livros que já li, onde no início descubro como vai terminar. Possui um final bem surpreendente e trágico. Sim, eu disse trágico. E é o tipo de final de livros (romances) que mais gosto; sou apaixonada por tragédias tais como: Romeu e Julieta, O morro dos ventos uivantes – que são os meus favoritos.

A história é basicamente sobre uma amizade entre Dexter e Emma que começou na noite de formaturas da faculdade e que durou por 20 anos entre encontros e desencontros – isso antes de se envolverem amorosamente. Vivem vidas completamente diferentes. Emma começa a vida (depois de formada) em uma lanchonete como gerente, passando pela profissão de professora e termina como escritora de contos infantis (se eu não me engano; li faz um tempinho) e mantém um relacionamento estável com Ian por um tempo considerado.

Dexter começa a fase adulta como um apresentador de tv um tanto quanto promissor, passando por uma fase de não tão promissor assim até chegar ao fracasso. Entrega-se aos prazeres de festas badaladas regadas com drogas e bebidas, mais tarde se casa (não me recordo o nome da esposa), tem uma filha e se separa.

E embora ambos mantivessem um sentimento forte um pelo o outro, só depois de 20 anos é que decidiram se renderem um ao outro.

Eu gostei muito do enredo, embora tenha achado o livro um pouco chato, notei a existência de diálogos desnecessários e entediantes. Em uns momentos me permiti pular um pouco a história para mais à frente perceber que ainda estavam tratando do mesmo assunto, coisas que poderiam ter sido ocultadas sem prejudicar a história.

Achei o filme bem objetivo e, a meu ver, as partes ocultadas por ele não alterou o contexto. O normal é que eu goste sempre do livro ao invés do filme, mas devo confessar que nesse caso foi ao contrário e não sei se foi o fato de ter assistido ao filme antes de ler o livro. Por isso é que decidi – a partir de então - SEMPRE ler antes de assistir.

Mesmo assim, recomendo o livro fortemente, que seja lido antes do filme e dou 4 estrelas para ele.


 

SOBRE O AUTOR – DAVID NICHOLLS 


Nasceu em 1966, em hampshire, Inglaterrsa. Formado em literatura e teatro inglês, optou pela carreira de ator e recebeu uma bolsa na American Musical and Dramatic Academy de Nova York. De volta a Londres, atuou em espetáculos teatrais no Battersea Arts Centre, The Finborough, West yorkshire Playhouse e Birmingham Repertory Theatre. Entre uma peça e outra, em Londres, Nicholls trabalhava como vendedor na rede de livrarias Waterstone's, em Notting Hill. Após trabalhos freelance, conseguiu emprego como leitor de peças e pesquisador da BBC Radio Drama, o que o levou á edição de roteiros na London Week Television e na Tiger Aspect Productions. Nessa época, começou a escrever e adaptou a peça de Sam Shepard, Simpático, que se tornou um filme estrelado por Sharon Stone e Nick Nolte, em 1999. Ao longo de sua notável carreira de roteirista, recebeu duas indicações ao BAFTA. Além de Um dia, publicou romances Starter For Ten Understudy.

Informações sobre o autor extraídas do livro Um Dia. Intrínseca, edição 2012.

9 comentários:

  1. Eu também gosto de ler o livro antes, por isso ainda não vi o filme deste. Fiquei curiosa agora, são poucas as vezes que vejo alguém gostar mais do filme. Pretendo l~e-lo assim que diminuir minha meta desse ano;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem vou dizer nada. Leia o livro, assisti ao filme e depois me conta.

      ;)

      Excluir
  2. Nem li o livro e já sei a historia inteira porque minha amiga me contou, então já até perdi a vontade de ler ele.

    ResponderExcluir
  3. Eu juro que não sabia que tem o filme! :x
    Gostei bastante da sua resenha. Eu tinha uma certa dúvida em ler ou não o livro, mas ele merece uma chance, sim! :) O ruim é que não estou podendo comprar livro algum no momento! haha Mas enfim, "um dia" lerei! haha

    ResponderExcluir
  4. Bem apesar das grandes criticas a este livro eu gostei bastante dele. Confesso que também gostei mais do filme, o livro as vezes era um pouco lento e eu pensei muitas vezes em abandonar a leitura, mas com fé li o livro inteiro!

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha o livro, mas depois de ver o filme eu vendi o meu. não gostei muito do filme. não sei se por causa da estória em si ou pelo final... ; \

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti o filme, mas não li o livro. Fiquei triste com o final do filme. Quando eu for fazer minha visitinha para você quero lê-lo. Toh doida para ver se no livro o final é como o do filme.

    ResponderExcluir
  7. Quase todos os dias escuto falar sobre este livro, e do filme.
    Comprei ele recentemente, mas estava sem grandes expectativas, creio que vou ler um dia, principalmente na minha fase romantica de vida kkkkkkk
    Acho a história bem interessante, e espero gostar bastante da leitura.

    Jônatas Amaral

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)