quarta-feira, 6 de março de 2013

RESENHA - A CULPA É DAS ESTRELAS

RESENHA

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.



COMENTÁRIOS


Quem nunca imaginou conhecer o seu escritor favorito? Seja ele homem ou mulher? Quem nunca quis questionar alguns pontos de um livro? Perguntar que fim levou um determinado personagem e o porquê da história ter terminado onde parou? Super apaixonada pelo livro Uma Aflição Imperial do escritor Peter Van Houten, Hazel teve essa oportunidade. É uma pena que as coisas não aconteceram como ela esperava.

A
culpa é das estrelas
foi o primeiro livro que li do escritor norte-americano John Green, e o que posso dizer da história é que é simplesmente linda, cativante e me prendeu do começo ao fim. É um livro YA (Yang Adult) de fácil leitura já que o seu texto é simples e não usa de palavras difíceis, de ótima tradução, embora não tenha lido o original para fazer comparações, mas como estudo tradução consigo ter uma facilidade para perceber alguns probleminhas. Mas é claro que não precisa ser um estudante de tradução para perceber erros da mesma. Enfim, achei que Renata Pettengill, a tradutora, foi bem sucedida na arte de traduzir.


O livro trata de um romance de dois adolescentes que se conhecem em um Grupo de Apoio a adolescentes que lutam contra o câncer. Hazel Grace é uma jovem de 16 anos que sofre de metástase nos pulmões e que ama ler; Augustus Waters de 17 anos sofre de osteossarcoma e é um jovem muito bem humorado, cheio de autoconfiança e junto com Hazel vai aprender como aproveitar bem a vida usando os “privilégios do câncer.”

S
e você está acostumado a ler livros pós-apocalipticos, distópicos ou fantasiosos, já vou avisando que aqui você não vai encontrar nada disso. A história é sobre portadores de câncer e seus cotidianos; mas digo uma coisa: vai te mudar; vai fazer você refletir sobre como você tem vivido sua “eternidade dentro dos seus dias numerosos.” Pelo menos foi isso que aconteceu comigo.


E
u também gostei muito de ver John contar um pouco sobre a história de  Anne Frank e quem não conhece digo que vale muito a pena. É uma história real, ocorrida nos tempos de Hitler. Não quero escrever muito sobre porqueme senti inspirada a fazer uma resenha sobre o Diário de Anne Frank.


Foi um livro que lí com uma expectattiva alta e suprida com louvor; eu SUPER recomendo e digo que essa leitura vai te cativar, te prender e te emocionar.

 
Cinco estrelinhas para John Green e para A culpa é das estrelas.





CURIOSIDADE SOBRE O TÍTULO DO LIVRO

 

Título original: THE FAULT IN OUR STARS
O nome “A Culpa é das Estrelas” faz uma referência a uma citação ao Ato I, cena 2 da obra Júlio César de Shakespeare, em que Cassius está conversando com Brutus e diz a ele que a culpa não é das estrelas deles, mas deles mesmos por não serem mais que subordinados. Ao dizer que as estrelas não têm nada a ver com a situação deles, Cassius está afirmando as decisões e ações de uma pessoa são feitas por ela mesma e que a sorte e o destino não interferem nessas escolhas.
 

“A culpa, caro Brutus, não está nas estrelas, mas
de nós mesmos, que nos rebaixamos ao papel de
instrumentos (…)”
 

SOBRE O AUTOR – JOHN GREEN


John Green cresceu em Orlando, Flórida, a uma pequena distância da Disney World. Se mudou para Ohio para cursar a universidade, onde estudou Inglês e Religião. Por vários meses após se graduar, John trabalhou como capelão em um hospital infantil. Enquanto estava lá, teve a inspiração para escrever seu primeiro romance, Quem é você, Alasca?, que se tornou um bestseller nos Estados Unidos e ganhou muitos prêmios literários, como o Michael L. Printz Award nos EUA e o Silver Inky Award na Austrália. O segundo romance de John, An Abundance of Katherines, foi publicado em 2006 e se tornou finalista do Los Angeles Times Book Prize e também nomeado livro de honra do Michael L. Printz. Paper Towns, publicado nos EUA em 2008, estreou em quinto lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times e ganhou o Edgar Allan Poe Award pelo melhor romance de mistério. Em 2009, Paper Towns foi eleito em primeiro lugar por mais de 11 mil leitores no Top 10 dos Adolescentes da American Library Association.
No seu tempo livre, John é um grande fã do Campeonato Inglês de Futebol, mas ele não fala para que time torce, porque não quer alienar possíveis leitores. Ele admite, entretanto, ficar arrepiado toda vez que ouve: "You'll Never Walk Alone" (Você nunca andará sozinho).
 
Visite o canal que John mantém no youtube junto com o seu irmão Hank: Vlogbrothers
Twitter do autor: @realjohngreen
 
 
Créditos da breve biografia ao skoob: http://www.skoob.com.br/autor/2775-john-green
Créditos sobre a curisidade o título do livro ao blog: Nem um pouco épico
 
;)

12 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa sua resenha foi uma das melhores que li do livro até hoje :) , já li a culpa é das estrelas é posso afirmar que me emocionei muito é lindo , perfeito tudo que há de bom , nossa o título foi bem pensado em , beijos !!

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, muito obrigada e eu fico feliz que você tenha gostado.

      ;)

      Excluir
  2. Oiee tudo bem?

    segui seu blog que é uma fofura e indiquei numa tag la no meu, caso esteja interessada só ir la da uma olhada
    http://sonholiterario.blogspot.com.br/2013/03/mais-uma-tag.html

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esse livro, está como melhor do ano para mim, por enquanto.
    Simplesmente virei uma fã do autor e quero muito ler Teorema Katherine que foi lançado agora.
    O irmão dele também me conquistou com LBD, dou milhares de coraçõezinhos para a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim, eles são fantásticos!

      Também estou super ansiosa para ler o Teorema Katherine.

      ;)

      Excluir
  4. Nossa, se arrependimento matasse, os urubus estariam me comendo agora. Esse final se semana quando fui na livraria fiquei em duvida se comprava ou não e acabei não comprando. Assim que voltar lá, a culpa é das estrelas será o primeiro na minha lista de compras! kkk Amei sua resenha e eu concordo com o Gabriel, tua resenha é uma das melhores que já li também.
    Beijos e abraços. :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!

      E compra mesmo que você não vai se arrepender.

      ;)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Preciso demais ler esse livro! Sempre vejo ótimos comentários sobre o livro e o autor. Até agora todas resenhas que li foram positivas, o que me deixa ainda mais ansiosa pela leitura!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, quero muito ler este livro! Sua resenha me deixou mais curiosa, ainda não li nada do autor, mas pelos comentários, já o amo!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é um dos amores da minha vida... muito divertido ler ele... a resenha ficou ótima e passa muito o sentimento do livro!

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)