segunda-feira, 25 de março de 2013

RESENHA - EXTRAORDINÁRIO

SINOPSE

August Pullan, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade – até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente – convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.



  

COMENTÁRIOS

Alguma vez você se olhou no espelho e se sentiu feio, por causa de uma espinha, um corte de cabelo que não deu certo ou qualquer outra razão? Já imaginou ter uma deformidade em seu rosto? E se estivesse no lugar de Auggie, como enfrentaria o mundo? Como se sentiria se te apelidassem de Gollum??
 
O livro Extraordinário foi criado por causa de uma situação vivida pela autora e seus filhos. Em visita a um determinado local público, Palacio se deparou com uma criança que tinha uma deformidade no rosto, que fez seu filho de 3 anos começar a chorar e o mais velho ficar um tanto assustado com a visão. Constrangida com o acontecido, Palacio e seus filhos saíram logo do recinto para evitar mais constrangimentos. E foi por causa desse “incidente” – que foi recriado no enredo - que surgiu o livro Extraordinário que vai ajudar você a encontrar as respostas para as questões iniciais.



Auggie é um menino de 10 anos que nasceu com uma deformidade facial e que está indo à escola pela primeira vez na sua vida – o quinto ano. Com essa mudança de ares, Auggie tem que enfrentar de cabeça erguida situações que aparecerem no dia a dia, já que todas as pessoas que passam por ele na rua fazem cara feia, apontam e cochicham, e desviam os olhares sempre que Auggie os encara; August Pullman – o Auggie – demonstra que é um menino de uma força e coragem incríveis.
Esse livro é simplesmente fantástico, trata sobre bullying, preconceito e demonstra que para muitos a aparência importa, sim – e muito.
 
É de uma leitura super fácil e rápida; a história é contada sobre a visão de personagens diferentes – o que é legal, porque te mostra os dois lados da moeda, como Auggie vê a vida e como os demais personagens veem a mesma situação. No começo eu achei essa ideia de mostrar o ponto de vista de personagens diferentes um pouco chato, porque deixou a história, não repetitiva, mas sem novidade – você lê uma parte toda sobre determinado acontecimento, depois você lê o mesmo acontecimento, mas na visão de outra pessoa. Penso que teria como ter diminuído essas “repetições” e dado à história mais informações, embora o livro continue sendo fantástico.

Impossível fugir do clichê – o Auggie é mesmo Extraordinário.

Cinco estrelas para ele.
 
 

 
 
 
SOBRE A AUTORA – R. J. PALACIO


Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o da e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro.


Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site http://choosekind.tumblr.com/, da qual milhares de crianças já participaram.


 
;)

12 comentários:

  1. Desde que lançou o livro que eu estou louca para lê-lo!! Me falta só o dinheiro, rs. Mas todos elogiaram bastante a obra, como você. Eu entendo o que você disse, quando comentou que a historia se torna um tanto repetitiva quando possui mais de uma visão sobre um fato... já li livros assim >< Espero ler esse livro logo, e me apaixonar por Auggie como todos, haha.

    Amei a resenha!! Bem escrita :3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, li algumas resenhas sobre o livro, mas ninguém mencionou o que motivou a autora a escrever.
    Gostei muito da premissa e pretendo lê-lo assim que puder.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto alguns livros dela, mas esse foi o que mais me chamou a atenção. Quando tiver dinheiro com toda certeza eu o comprarei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que tem mais livros dela??? Porque nesse livro diz que esse é o primeiro dela. Passa para mim os nomes, porque eu os quero.

      ;)

      Excluir
  4. É interessante os autores trazerem fatos que eles próprios viveram para dentro dos livros!
    Parece um livro tocante e que faz chorar (e sou muito chorona! rs)
    Cada resenha que leio fico com mais vontade de ler esse livro! :)
    Espero poder ler em breve!

    ResponderExcluir
  5. Tomara que você leia em breve. É muito lindo mesmo.

    ;)

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus, necessito deste livro! Quando eu vi a capa confesso que me desanimei, já que sou muito de julgar pela capa. Mas depois de ler resenhas como a sua, tenho certeza que vou amar o livro!

    ResponderExcluir
  7. Já li várias resenhas do livro e todas bem positivas! A temática abordada pela autora é bem atual e é interessante o fato de algo que ela de fato presenciou ter desencadeado a história para o livro! Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  8. Apesar da resenha ter sido positiva eu não lerei, pois seus comentarios e os comentarios de uma amiga que leram fizeram ficar com receio do livro... Vou deixar para um outro do gênero.

    ResponderExcluir
  9. Quando este livro estava para ser lançado, e surgiu toda a campanha, eu fiquei muito entusiasmado, contudo ainda não conseguir ter o privilégio de lêlo, que fico muito triste kkk Mas sempre vejo, escuto e leio muitas opiniões boas sobre ele.
    É um livro que quero muito ler, por tudo que ele pode me ajudar a ver e entender... e responder muitas das perguntas que começaram esta resenha.

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)