sábado, 25 de maio de 2013

25 DE MAIO - DIA DA TOALHA

 
 
Oi gente, hoje eu trouxe para vocês uma curiosidade que descobri não faz muito tempo.
 
O Dia da Toalha é celebrado no dia 25 de maio como uma homenagem dos fãs ao autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams.
 

ORIGEM
 
A assim denominada "trilogia de cinco livros" conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo. Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os "viajantes da galáxia", a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações. Conforme o Capítulo 3 do livro:
 
"Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.
Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “Vem cá, você sancha esse cara dupal, o Ford Prefect? Taí um mingo que sabe onde guarda a toalha.” (Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível.)"
 
Depois que Douglas Adams faleceu, os fãs do autor quiseram encontrar uma forma de homenagear uma pessoa que tinha feito o mundo rir e chorar de rir, então precisavam de um tema engraçado para sua homenagem. Como sua mais conhecida obra é O Guia do Mochileiro das Galáxias, e como no livro o autor dedicou um página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema da homenagem.


O dia 25 de maio de 2001 foi o dia em que foi feita a primeira homenagem pelos membros do h2g2. Depois discutiu-se sobre a possibilidade de alterar o dia para 42 dias após a data de falecimento, devido a outro detalhe da saga, que afirma que a resposta para questão fundamental da vida, o universo e tudo mais seria 42. De todo modo, acabou continuando a data da primeira comemoração, 25 de maio.

A data é lembrada pelos fãs que carregam uma toalha durante o dia inteiro com eles. Alguns usam como uma capa, outros como um turbante, enfim cada um usa a toalha como deseja, desde que esteja consigo a toalha.
 
O dia 25 de maio também é chamado de Dia do Orgulho Nerd, por ser também o dia das première do primeiro filme da série Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977.


Leia a resenha que eu fiz sobre o primeiro livro da série O Guia do Mochileiros das Galáxias.
 
 
Extraido do site wikipédia.

16 comentários:

  1. Como ainda não li esses livros do Douglas Adams, estou comemorando só o Dia do Orgulho Nerd, porque amo Star Wars!!
    E obrigada por falar porque Dia da Toalha, eu tava procurando saber o que era e não tinha em nenhum lugar KK

    ResponderExcluir
  2. Eu estava vendo todo mundo comentar do dia da toalha e ainda não estava entendendo nada o.O
    Agora sim, já sei o porque desse dia e fiquei com mais vontade de ler O Guia do Mochileiro das Galáxias.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Esse post me deu muita vontade de ler "O guia dos mochileiros das galáxias", pois eu ri muito lendo essa citação do livro sobre o uso da toalha, principalmente na parte do animal que acha que se vc não o vê ele tb não pode vê-lo e na parte de que os estritos acharão vc o máximo por ter uma toalha.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não sabia que existia tanta utilidade para uma toalha e também não sabia sobre o Dia da Toalha, conheço essa data por ser dia do Orgulho Nerd e sempre comemoro. kkkk Como sempre, fãs criativos sempre dão um jeito de homenagear seu ídolo, adorei!

    ResponderExcluir
  5. Essa foi, de longe, a maior descoberta do dia! vi muitas pessoas comentando sobre O Dia da Toalha e não entendia o motivo de tamanho alvoroço. Agora sim, adorei saber!

    Beijos livrosofar.blogspot.com.br/?m=1 :D

    ResponderExcluir
  6. Eu sabia do dia da toalha mas não sabia do significado da toalha na história, gostei muito! Ainda não li a "trilogia de cinco livros" mas eu quero bastante.

    ResponderExcluir
  7. Ouvi falar bastante desse dia da toalha e na hora me recordei do Douglas Adams.
    Não li nada do autor mas é legal essa homenagem! :)

    ResponderExcluir
  8. Vários blogs estão falando desse dia da toalha, eu nem mesmo vi o filme, deveria ler os livros tbm do Guia do mochileiro das Galáxias... Tá, agora eu fiquei curiosa pra conhecer >.<

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li a série O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas conhecia o Dia da toalha pois vi o filme rs
    Achei bem bacana ter um dia para os fãs homenagear o autor da série saindo nas ruas com uma toalha! =)

    ResponderExcluir
  10. Muito criativa essa ideia e é uma ótima homenagem ao autor. Fico imaginando como eu usaria a minha rsrs

    ResponderExcluir
  11. Olá Adriane, participo do amigo secreto e gostei do seu blog.
    Adorei saber mais sobre o dia da toalha que causa uma movimentação nas redes sociais e blogs, ainda não li nenhum livro do autor, mas pelo que falam são ótimos.
    Beijos!
    http://cahblack.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Fizeram até o dia da toalha em homenagem ao guia dos mochileiros da galáxia e eu ainda não li esse livro? rsrs
    Muito criativo, o uso da toalha!

    ResponderExcluir
  13. Li a série Guia do mochileiro das Galáxias não entendi metade do que li, mas adorei! Tem partes que são realmente muito divertidas. Uma homenagem divertida a Douglas Adams.

    @luci_eleoteria

    ResponderExcluir
  14. Adorei a inciativa de homenagear o autor. Ainda não li os livros do autor, mas tenho muita curiosidade!

    ResponderExcluir
  15. Fiquei sabendo nesse dia 25... já que não li a série então pesquisei para saber do que se tratava o dia da toalha! :B E só serviu para aumentar ainda mais minha vontade de ler a série! Sem se falar que a homenagem é bem criativa e divertida, fazendo jus ao estilo do próprio autor! ;)

    ResponderExcluir

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)