sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

(RESENHA) O ALIENISTA - MACHADO DE ASSIS

Olá, pessoas, tudo bem com vocês?

Hoje quero contar um pouco da minha experiência de leitura do conto O Alienista, o primeiro livro do #projetolendoMachado. Já fiz um post falando um pouco sobre a Vida e Obra do autor, passa lá. ;)

O Alienista foi publicado primeiramente em 1881-1882 no periódico A Estação, depois em 1882 ele passou a fazer parte do livro Papéis Avulsos sendo o primeiro de 12 contos. 


O Alienista
Machado de Assis

Editora: Nova Fronteira
Páginas: 61
ISBN: 9788520937068
Publicação: 2014 (edição Saraiva de bolso)

SINOPSE
Simão Bacamarte, um médico que se muda para Itaguaí, inicia um experimento sobre os graus de loucura na sociedade. Ao tentar fixar um parâmetro de normalidade, Bacamarte acaba desestabilizando toda a cidade. A fronteira entre a razão e a loucura é o mote dessa história, "paródia" ao cientificismo da época.



ENREDO
Simão Bacamarte voltou para o Brasil aos 34 anos depois de conquistar fama e uma posição de honra entre os médicos de Portugal e da Espanha, lugares onde estudou. Nem as propostas de empregos que recebeu o impediram de voltar, dizia ser Itaguaí (RJ) o seu universo e a ciência seu único emprego. Apaixonado pela ciência jogou-se de cabeça nos estudos e nas experiências médicas.

Aos 40 anos casou-se com dona Evarista que na época tinha 25 anos. Evarista era feia e nenhum pouco simpática, mas - dizia Simão - possuía uma excelente saúde e anatomia primorosa possibilitando filhos saudáveis, o que ele queria muito.

Desapontado com alguns fatos que rondaram sua vida, Simão Bacamarte viu na ciência um lugar de refúgio, apaixonando-se por patologias mentais e tornando-se, assim, um alienista (médico especialista em doenças mentais).

Depois de estudar dia e noite, Simão chegou a conclusão de que havia inúmeros doentes mentais em Itaguaí e conseguiu que um manicômio fosse instalado na cidade, que ficou conhecido com a Casa Verde.

"O principal nesta minha obra da Casa Verde é estudar profundamente a loucura, os seus diversos graus, classificar-lhe os casos, descobrir enfim a causa do fenômeno e o remédio universal."

Simão passou a estudar minuciosamente o caso de cada pessoa que era internada no asilo, passava dias e noites sem comer nem dormir direito e estava sempre anotando, pesquisando e trabalhando em remédios experimentais que ele mesmo produzia. Passava tanto tempo estudando que até a esposa foi esquecida, causando-lhe uma depressão. Tratou logo de enviá-la para o Rio de Janeiro a passeio.

Com a ausência da esposa, Simão começou a "surtar". Para ele todo mundo tinha alguma patologia mental que precisava ser tratada e a partir daí a confusão começou, causando um grande reboliço na cidade inteira. A população ficou dividida entre pessoas que apoiavam o médico e seus estudos; e outras que eram completamente contra ele chamando-o de louco.

"A ideia de meter os loucos na mesma casa, vivendo em comum, pareceu em si mesma um sintoma de demência."



COMENTÁRIOS

A edição lida é a Saraiva de bolso. As páginas são amareladas, porém as letras são um pouco pequenas o que pode incomodar algumas pessoas.

A leitura é prazerosa, rápida e divertida. Ao mesmo tempo que o leitor se diverte com as maluquices de Simão Bacamarte, ele consegue facilmente perceber as críticas embutidas na história, críticas estas que Machado de Assis lança contra a sociedade médica da época, onde a justificativa para tudo era uma patologia psíquica.

A história narrada é um fato que aconteceu há algum tempo e o narrador deixa claro que algumas partes do relato dele foram tiradas de inspirações de cronistas que dedicaram-se em contar o caso e em boatos ouvidos por ele. Não é possível saber quem é o narrador.

"As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico (...)"

O conto serviu de inspiração para algumas produções cinematográficas - a mais recente foi O Alienista Caçador de Mutantes (2010); para o teatro no espetáculo Casaverde (2014) do grupo O Bando; e ainda para a música - o grupo Detonautas gravou um faixa intitulada O Alienista (2012). Também é possível encontrar a versão do conto em quadrinhos.



Espero que vocês tenham gostado da resenha e se aninem a ler o conto, super recomendo.

Até a próxima.

xoxO*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontrou um erro de ortografia, concordância ou de digitação??? Avise-me a melhorar o blog..

;)